BLOG

Óleos Essenciais – Propriedades e Características

Neste artigo disponibilizamos uma lista dos óleos essenciais mais populares, assim como uma descrição das suas propriedades e características:

  • Óleo Essencial de Lavanda: Antisséptico, anti-inflamatório, desodorizante, condicionador cutâneo, agente tonificante, adstringente, cicatrizante, analgésico, relaxante muscular, antidepressivo, e sedativo.
  • Óleo Essencial da Árvore do Chá: Antisséptico, desinfetante, cicatrizante, germicida, antifúngico e alivia a caspa.
  • Óleo Essencial de Funcho: Eficaz contra a tensão pré-menstrual, cólicas menstruais o mau-estar da menopausa. Adicionalmente, tem efeitos relaxantes e é antiséptico.
  • Óleo Essencial de Eucalipto:  Descongestionante, depurativo, expectorante, analgésico, antisséptico, cicatrizante. Tem efeitos positivos sobre a atenção e a concentração.
  • Óleo Essencial de Patchouli: Promove o relaxamento, tem ação antidepressiva, afrodisíaca, cicatrizante, desodorizante, sedativa. É agente tonificante e é utilizado no tratamento da caspa e dos cabelos oleosos.
  • Óleo Essencial de Gerânio Rosa: Tem efeito rejuvenescedor, e tonificante. Eficaz contra a tensão pré-menstrual, cólicas menstruais o mau-estar da menopausa. Alivia a ansiedade, a depressão e reduz o stress. Estimula o sistema linfático ajudando a eliminar as toxinas associadas à celulite.
  • Óleo Esssencial de Palmarosa: É o mais indicado para o tratamento da flacidez, estrias e das rugas. Estimula a regeneração celular, melhorando a aparência da pele cansada e envelhecida. Ajuda a a hidratar a pele seca e equilibrar a secreção de sebo da pele oleosa. Tem propriedades antissépticas que são úteis no tratamento do acne e da caspa.
  • Óleo Essencial de Frankincense Carteri: Apresenta propriedades expectorantes sendo indicado para a tosse, bronquite e asma. Estimula a cicatrização e tem efeito rejuvenescedor, sendo indicado para a pele madura e envelhecida.
  • Óleo Essencial de Limão: Refrescante, revigorante, tem efeito positivo sobre a concentração, alivia o cansaço mental, tem efeito antidepressivo e relaxante. Melhora a elasticidade da pele e favorece a limpeza do couro cabeludo, sendo especialmente benéfico para cabelos oleosos. É utilizado para tratar dor de garganta, tosse e ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
  • Óleo Essencial de Bergamota: É revitalizante e estimulante, ao mesmo tempo que proporciona uma sensação calmante e relaxante. É um óleo indicado para peles mistas e oleosas, é indicado para produtos para limpeza da pele, agindo também como antisséptico e cicatrizante. Auxilia em infecções de pele, como acne, psoríase e seborreia.
  • Óleo Essencial de Gengibre: Anti-inflamatório, analgésico , depurativo, antisséptico , afrodisíaco e indicado para dores musculares, artrite, reumatismo. Na componente emocional estimula a mente e fortalece a memória.
  • Óleo Essencial de Laranja Doce: Promove o bem estar, os pensamentos positivos e a alegria. Adicionalmente é utilizado para combater gases, cólicas e prisão de ventre. É muito eficiente no combate às gripes e resfriados. O óleo essencial de Laranja apresenta efeito detox quando aplicado na pele e quando utilizado em massagens de drenagem promove a circulação, melhorando o aspeto da celulite.
  • Óleo Essencial de Hortelã: Usado em massagem alivia cansaço e sensação de pernas pesadas. Aplicado nas têmporas ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Apresenta propriedades antibacterianas e antifungicas. É um ótimo repelente de insetos.
  • Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta: Analgésico e bactericida, ideal para aplicações em lesões através de compressas frias.
  • Óleo Essencial de Lima: Acalma a pele com acne e apresenta propriedades adstringentes, ajudando a reduzir a oleosidade da pele . Em massagens é eficaz por desintoxicar, tonificar, assim como por reduzir a celulite. É usado em aromaterapia como descongestionante e no alívio de sintomas de constipações, gripes e febre. É também eficaz como repelente de insetos.
  • Óleo Essencial de Manjericão: Utilizado não só para alívio de dores, como também para limpezas de pele e tratamento de acne. Em aromaterapia proporciona clareza, concentração e revitaliza os sentidos
  • Óleo Essencial de Ylang-Ylang: É antisséptico, calmante, ajuda a controlar a produção de sebo e estimula o crescimento do cabelo. Ylang ylang é adequado para todos os tipos de pele (seca, mista e oleosa). Ajuda a combater os radicais livres que envelhecem a pele, pois contém antioxidantes
  • Óleo Essencial de Camomila Azul (Camomila Alemã): É um excelente calmante, analgésico, anti-alérgico e anti-inflamatório. Usado em todos os tipos de peles, incluindo peles sensíveis. Recomendado para massagens, pois alivia as dores articulares.
  • Óleo Essencial de Citronela: Reconhecido pelas suas propriedades repelentes. O óleo essencial de citronela é antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida e estimulante.
  • Óleo Essencial de Agulha de Pinheiro: Utilizado em massagens, principalmente por reduzir as dores musculares e articulares, assim como a má circulação. Utilizado em aromaterapia, pois reduz o catarro, a congestão, o esgotamento nervoso e a fadiga, ao mesmo tempo que é fresco e revitalizante.

Óleos Essenciais – Propriedades e Características

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo