BLOG

Cronograma Capilar

O Cronograma Capilar é um calendário de cuidados capilares em que se aplicam no cabelos produtos específicos, em determinadas etapas , de forma a suprir as reais necessidades do cabelo. Os resultados são excelentes ❤️ ! Todos os cabelos beneficiam desta técnica, sejam lisos, encaracolados, ondulados, oleosos, secos, normais, com ou sem tratamento químicos 😍 .

Consiste em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada etapa tem uma função diferente e para este efeito são utilizados diferentes produtos em cada etapa.

Em que consiste cada uma das etapas?

Com que frequência aplicar cada uma das etapas?

O Cronograma Capilar pode ser apresentado de diversas formas, de acordo com as necessidades de cada cabelo e cada pessoa pode criar o seu próprio cronograma de acordo com o que o que o seu cabelo precisa. De uma forma geral, pode dizer-se que cada uma das etapas do cronograma pode ser aplicada com a seguinte frequência:

Um exemplo de um Cronograma Capilar, de acordo com as necessidades do cabelo, poderá ser o seguinte:

Para quem não tem disponibilidade para fazer o cronograma 3 vezes por semana e tem os cabelos pouco danificados ou está a iniciar a prática e pretende ambientar-se à mesma, pode, por exemplo, fazer um cronograma onde as etapas apenas são realizadas uma ou duas vezes por semana. Os resultados não serão tão eficazes, mas ainda assim bastantes evidentes e compensadores:

Conforme já referenciado, estes cronogramas podem ser adaptados às necessidades do seu cabelo. Por exemplo, se o seu cabelo estiver muito danificado terá maior necessidade de Reconstrução (podendo a mesma ser aplicada até duas vezes por mês no máximo), mas se o seu cabelo for seco terá maior necessidade de Hidratação (podendo a mesma ser aplicada sem restrição, sempre que pretender).

Que produtos utilizar em cada etapa?

Analisando os ingredientes de cada máscara pode saber se a mesma está associada à fase de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Os ingredientes associados a cada fase são os seguintes:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-9.png

Ao conhecermos estes ingredientes podemos também potenciar uma máscara que seja pouco potente para uma determinada fase, através da adição dos mesmos à máscara (por exemplo através da adição de aloe vera, glicerina ou pantenol a uma máscara vamos potenciar o seu efeito hidratante). Em breve vamos partilhar exemplos de como potenciar as suas máscaras 😉

No entanto, existem algumas marcas que já nos facilitam o processo e já nos indicam a que etapa pertencem, como as seguintes máscaras da Real Natura:

Estas máscaras rendem muito!! Adicionalmente, são livres de parabenos, sal, petrolatos, silicones, corantes e matérias primas de origem animal!

Pode também potenciar a etapa de nutrição através da aplicação de óleos vegetais puros: veja aqui como colocar e tirar os óleos do seu cabelo 🙂

E agora? Vai iniciar a Técnica do Cronograma Capilar e devolver a vida ao seu cabelo 🥰 ?

Cronograma Capilar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo