BLOG

Boas práticas na formulação de cosméticos caseiros

Nuiy Nature DIY

Antes de se iniciar pelo mundo da cosmética natural e começar a fazer seus próprios cosméticos, é necessário ter em conta as seguintes orientações:

• Alguns ingredientes podem ser alergénios: Faça sempre um teste de aplicação da sua preparação, na dobra do cotovelo, pelo menos 48h antes da sua utilização a fim de se assegurar que não ocorre nenhuma reação (vermelhidão, irritação, comichão, prurido, etc.).

• Todos os cosméticos que contenham uma fase aquosa (água) são muito suscetíveis à contaminação microbiológica. Assim, é essencial garantir as condições de higiene aquando a preparação dos seus cosméticos:

1. Higienize os utensílios e recipientes antes da utilização: proceda à imersão dos utensílios e recipientes em água a ferver durante 10 minutos (excluindo recipientes de plástico e bombas) e seque os mesmos completamente com um pano limpo e seco. Proceda ao enxaguamento dos utensílios e recipientes com álcool da farmácia.

2. Lave as mãos antes de começar a fabricação dos seus cosméticos e use luvas novas e limpas.

3. Evite tocar na preparação e ingredientes com as mãos.

4. Guarde as preparações sensíveis à temperatura em local fresco e utilize-as rapidamente.

5. Utilize «conservantes naturais», respeitando as recomendações e as dosagens aconselhadas pelo fabricante.

6. Deite fora todas as formulações em que verificar uma alteração de aroma, textura, etc.

7. Sempre que seja necessário aquecer matérias-primas até altas temperaturas, considere as precauções que devem ser consideradas para evitar queimaduras, sendo aconselhável usar proteção ocular.

8. Tenha o cuidado de rotular e datar as suas formulações, mantendo as mesmas fora do alcance das crianças.

9. Respeite as doses indicadas para a confeção da sua formulação. Preencha um livro de rastreabilidade, anotando a composição do seu produto, os lotes dos ingredientes utilizados, bem como a data de fabricação.

Boas práticas na formulação de cosméticos caseiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo